Home

Compartilhar

As Serras de Minas

Municípios
Acaiaca

Descubra a História

             A colonização do território onde está localizado o atual município de Acaiaca é iniciada a partir da ação de Matias da Silva Barbosa que, em 1711, dirige se a então chamada “Zona do Carmo” – área situada envolta das margens do Rio Carmo e que vai desde Mariana até Rio Doce – a fim de combater tribos indígenas e possibilitar o aproveitamento de terras para agricultura.

 O arraial primitivo data dos primórdios da Capitania das Minas Gerais, tendo como marco inicial, a construção da Capela de São Gonçalo nas terras da fazenda do padre Miguel Rabello Alvin, em 1727, então localizada em lugar denominado “Ribeirão Abaixo”. O povoado que ali surge é batizado de Ubá, sendo também conhecido como Ubá de Furquim, pelo fato de estar subordinado à Paróquia do Senhor Bom Jesus do Furquim.

 Já nos primeiros anos do Império do Brasil, por ocasião de uma estatística coreográfica política da Província de Minas Gerais, em 1823, é relacionado como “Distrito de Ordenanças” da cidade de Mariana, com o nome de São Gonçalo do Ubá. Somente 100 anos depois, em 1923, é que teve sua denominação mudada para Acaiaca, sendo o termo, etimologicamente, originado do vocábulo tupi “acaiacá”, ou seja, a árvore conhecida como cedro.

 Acaiaca é também o nome da estação local da Estrada de Ferro Central do Brasil, ramal de Ponte Nova, inaugurada no ano de 1926 e que deu novo impulso econômico à vila. A paróquia foi instituída pelo Arcebispo D. Helvécio Gomes de Oliveira, em 1941. O município foi criado em 30 de dezembro de 1962, com território desmembrado de Mariana.

 

                

 

Ótica Precisão Unimed Vivant Bothanico Hair
Produtos Viçosa UFV UFV
Circuito Turístico Serras de Minas - © Copyright 2010 - Todos os direitos reservados.
Site Mantido por Redline Websites
Desenvolvido por Why Digital
Fotos de André Berlinck